terça-feira, 23 de setembro de 2014

Coisa séria: Álcool não combina com gravidez (e nem com tentativas)!

Olá Tudérrimas,

Foto: Divulgação


Hoje o post é sobre um assunto super sério. Uma amiga minha jornalista, a Daniela Dahrouge, junto com Bruno Vaz criou uma campanha em prol da GRAVIDEZ SEM ÁLCOOL que tem a Patricia Abravanel (filha do Silvio Santos) como embaixadora (veja o vídeo no final do post).

Conversando com ela, percebi a importância de levar essa informação para mais gente, primeiro porque eu realmente acho que o álcool destrói famílias (não só no período da gravidez) e, segundo, porque eu mesma não sabia de várias informações que ela me passou.

Gente vocês sabiam que a exposição do bebê a QUALQUER tipo e QUANTIDADE (um golinho sequer JÁ NÃO PODE!!!) de álcool pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê, a chamada Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que pode levar a malformações do bebê e também alterações comportamentais. A SAF, que NÃO TEM CURA, é a principal causa de retardo mental e de anomalias congênitas não hereditárias e, isso pode ser muito bem evitado!

Muitas vezes as futuras mamães acham que beber de forma social durante a gravidez (um golinho aqui, outro ali) não tem problema, mas gente TEM SIM! Segundo a Dra. Conceição Aparecida de Mattos Ségre, coordenadora do Grupo de Prevenção dos Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido, da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), "não há qualquer comprovação de uma quantidade segura de bebida alcóolica que proteja a criança de qualquer risco".

O que mais me chocou foi a questão de que mesmo a mulher que pretende engravidar deve optar por tolerância zero à bebida alcoólica.

Nesse domingo, dia 28 de setembro, a partir das 11h vai ter uma caminhada no Parque Villa Lobos (em São Paulo), em prol da divulgação dessa campanha, com a presença de médicos para orientar os participantes.

Quem puder, compareça, é uma excelente chance de você se exercitar, ir ao parque em pleno domingo e ainda se informar sobre esse assunto, que nem é muito divulgado.

A gravidez da minha irmã mais nova não foi planejada e eu agradeço a Deus todos os dias que ela não bebia e, por isso nada de pior aconteceu durante a gestação dela.

Mas, talvez você tenha alguém na sua família, suas amigas, alguém no trabalho que ainda ache que "só um golinho de vinho não tem problema", e é por isso, que resolvi usar esse espaço público pra alertar a mulherada e prestar esse serviço de informação.

Compartilhem gente, para que os bebês não corram riscos por conta de falta de informação.



Espero que o post tenha sido útil a vocês.

Beijos e Beijocas,
Lívia Martins Berci




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua opinião. Você também poderá falar comigo pelo e-mail tuderrimas@gmail.com
Beijos e Beijocas,
Lívia Martins Berci